Instrumentos Financeiros

Que instrumentos de negociação oferecem?

A Plus500 oferece CFD em mais de 2000 instrumentos financeiros, incluindo ações, forex, índices, criptomoedas, mercadorias,

Ler mais

Onde posso encontrar informação sobre cada instrumento?

Pode ser encontrada informação útil acerca do instrumento na aba “Dados” para cada instrumento na plataforma de negociação. Esta informação pode mudar de tempos a tempos, como tal, por favor certifique-se de que verifica a informação antes de negociar (qualquer alteração irá apenas afetar novas posições).

Ler mais

O que é um Spread?

O "spread" define-se como a diferença entre o preço de "Compra" e o preço de "Venda" de um instrumento num determinado momento.

A Plus500 oferece dois mecanismos de spread para os seus instrumentos: o spread dinâmico, que é constantemente ajustado, de acordo com o spread de mercado, durante o período em que uma posição está aberta versus um spread que normalmente não muda com as flutuações gerais do mercado enquanto uma posição está aberta. Mas quando o mercado é volátil e ilíquido, pode mudar para um novo nível, de modo a que as condições subjacentes do mercado se reflitam melhor. No entanto, a Plus500 procura fornecer sempre os spreads mais baixos possíveis.

Deve verificar sempre o tipo de spread aplicável e certificar-se de que conhece as propriedades de um instrumento antes de começar a negociar. Pode consultar informações sobre o spread para um determinado instrumento no nosso site ou nas plataformas de negociação no link "Informações do instrumento", junto do nome do instrumento.

Ler mais

O que é uma data de validade de um instrumento?

Os instrumentos baseados num contrato de futuros têm uma data de validade ou uma data de rollover (rolagem). Você pode encontrar esta data clicando no link "Dados" no ecrã principal da plataforma de negociação junto ao nome do instrumento. Sempre que um contrato de futuros alcance a sua data de validade, todas as posições abertas e Ordens para esse instrumento são finalizadas, independentemente de quaisquer Ordens associadas que você possa ter definido previamente.

Ler mais

O que é um ajuste de rollover?

Sempre que um contrato de futuros atingir a sua data de validade, e estiver definido um rollover automático para o instrumento, todas as posições abertas e ordens são automaticamente prorrogadas para o contrato de futuros seguinte.
Para anular o impacto na valorização da posição aberta, dada a alteração da taxa (preço) do instrumento subjacente para o período do novo contrato, é feito um ajuste de compensação à conta. As Ordens Stop e Ordens Limit também são ajustadas, para refletirem a taxa (preço) do instrumento no novo contrato.

O valor da sua posição continua a refletir o impacto do movimento do mercado, com base no seu nível de abertura original, dimensão e spread. Se o novo contrato estiver a negociar a um preço mais elevado, as posições de compra receberão um ajuste negativo e as posições de venda receberão um ajuste positivo. Pelo contrário, se o novo contrato estiver a negociar a um preço mais baixo, as posições de compra receberão um ajuste positivo e as posições de venda receberão um ajuste negativo.

Ler mais

O que pode fazer com que um instrumento fique desativado/indisponível?

Ocasionalmente, os instrumentos estão temporariamente indisponíveis para negociação quando os eventos do mercado restringem a obtenção de informação de preços, por exemplo, mas não apenas: volatilidade extrema, iliquidez, suspensões do mercado subjacente, etc.

Ler mais

Como é que gerem ações corporativas?

Uma ação corporativa é um evento iniciado por uma empresa pública que afeta as ações/capitais emitidos pela empresa. Por exemplo:

Dividendo - Uma parte dos lucros corporativos que são alocados aos acionistas. Quando se paga um dividendo, o valor da ação cai.

Empresa derivada (Spinoff) - É criada uma empresa independente através da distribuição de novas ações pela empresa matriz. As ações da empresa matriz perderão valor após um spinoff e os acionistas receberão as ações equivalentes da nova empresa como remuneração.

Emissão de direitos - Oferece-se aos acionistas existentes o direito de comprar ações adicionais da empresa com desconto. Normalmente, isso gera a diminuição do preço da ação da empresa.

Desdobramento de ações - Aumenta o número de ações em circulação, dividindo cada ação, enquanto o valor de mercado permanece igual. O valor das ações diminui, à medida que o número de ações aumenta.

Como não detém a posse da ação/título físico ao negociar CFDs, não adquire direitos de voto, nem quaisquer direitos sobre a emissão de direitos ou um fenómeno semelhante, tal como desdobramento de ações, etc.
Portanto, para garantir que não haja impacto material sobre as suas posições abertas, após um aumento/redução do preço das ações da empresa, a Plus500 adicionará/subtrairá automaticamente ao seu saldo o valor que teria resultado de uma perda/ganho adicional (dependendo do direcionamento da sua posição). Isto é conhecido como "Ajuste".

Ler mais

Como é que os preços da Plus500 são calculados?

A Plus500 estabelece os preços tendo por referência o preço do instrumento financeiro subjacente relevante e o seu spread.
Os nossos preços são obtidos com base numa variedade de provedores externos independentes de dados de mercado, que extraem a informação dos preços de transações relevantes.

Ler mais

Disponibilizam um Serviço de Rollover?

A maior parte dos instrumentos por nós disponibilizados, que se baseiem em contratos de futuros, têm uma data de rollover. Você pode encontrar esta informação clicando no link "Informações" no ecrã principal da plataforma de negociação, junto de cada instrumento.
Sempre que um contrato de futuros atinge a sua data automática de rollover, tal como definido para o instrumento, todas as posições abertas e ordens são automaticamente prorrogadas para o contrato de futuros seguinte pela Plus500, gratuitamente.
De forma a anular o impacto sobre a valorização da posição aberta, dada a mudança na taxa (preço) do instrumento subjacente para o novo período de contrato, é feito um ajuste de compensação para permitir que você mantenha as suas posições abertas, sem afetar o seu nível de capital. As ordens stop e as ordens limit também são ajustadas proporcionalmente, para refletir a taxa do novo contrato. O valor da sua posição continua a refletir o impacto do movimento do mercado, com base no seu nível original de abertura.
Para mais informação sobre a forma como os ajustes de rollover são calculados, por favor leia: "O que é um ajuste de rollover?"

Ler mais

Vocês adicionam dividendos?

Os dividendos são a porção dos lucros corporativos que estão alocados aos acionistas, e a data limite para aquisição de ações com vista à elegibilidade para um dividendo é conhecida como data do ex-dividendo.
Na Plus500 negociam-se CFDs sobre ações, portanto, não se detém a posse da própria ação. Se tiver uma posição aberta sobre capital ou CFD de ETF na data do ex-dividendo, será feito um ajustamento na sua conta em relação ao dividendo pago no mercado subjacente. Se tiver uma posição de compra, receberá o dividendo através de um ajuste positivo na sua conta. Contudo, se possuir uma posição de venda, será feito um ajuste negativo. Por favor, note que o direito de voto não se adquire conjuntamente com CFDs de capitais.

Ler mais
Não encontrou a resposta à sua pergunta? Contacte-nos!
E-mail

Os CFD são instrumentos complexos e apresentam um elevado risco de perda rápida dinheiro devido ao efeito de alavancagem. 76,4% de contas de investidores de retalho que perdem dinheiro quando negoceiam CFD com este fornecedor. Deve considerar se compreende como funcionam os CFD e se pode correr o elevado risco de perda do seu dinheiro.