O que é um ajuste de rollover?

Sempre que um contrato de futuros atingir a sua data de validade, e estiver definido um rollover automático para o instrumento, todas as posições abertas e ordens são automaticamente prorrogadas para o contrato de futuros seguinte.
Para anular o impacto na valorização da posição aberta, dada a alteração da taxa (preço) do instrumento subjacente para o período do novo contrato, é feito um ajuste de compensação à conta. As Ordens Stop e Ordens Limit também são ajustadas, para refletirem a taxa (preço) do instrumento no novo contrato.

O valor da sua posição continua a refletir o impacto do movimento do mercado, com base no seu nível de abertura original, dimensão e spread. Se o novo contrato estiver a negociar a um preço mais elevado, as posições de compra receberão um ajuste negativo e as posições de venda receberão um ajuste positivo. Pelo contrário, se o novo contrato estiver a negociar a um preço mais baixo, as posições de compra receberão um ajuste positivo e as posições de venda receberão um ajuste negativo.

Exemplo de cálculo de um ajuste de rollover:
Você tem uma posição de compra de 100 contratos de futuros sobre petróleo.
Cotações dos futuros de petróleo à hora de rollover:
Cotação do contrato existente de Compra = $61.30
Cotação do contrato existente de Venda = $61.25
Cotação do novo contrato de Compra = $62.50
Cotação do novo contrato de Venda = $62.45

Cálculo de ajustes:
Diferença da Cotação de Venda = [Cotação do novo contrato de venda] - [Cotação do contrato existente de venda] = $62.45 - $61.25 = $1.20
Ajuste da Posição de Compra = - ([Quantidade de contratos] * [Diferença da cotação de venda]) = - (100 * $1.20) = - $120

Resumo: Você continuará a ter a mesma posição de 100 contratos de futuros sobre petróleo. Será adicionado/subtraído um ajuste de -$120. O seu capital permanece igual.

Não encontrou a resposta à sua pergunta? Contacte-nos!
E-mail

Os CFD são instrumentos complexos e apresentam um elevado risco de perda rápida dinheiro devido ao efeito de alavancagem. 76,4% de contas de investidores de retalho que perdem dinheiro quando negoceiam CFD com este fornecedor. Deve considerar se compreende como funcionam os CFD e se pode correr o elevado risco de perda do seu dinheiro.