Plus500 does not provide CFD services to residents of the United States. Visit our U.S. website at us.plus500.com.

Como funciona a Bitcoin

Desde a sua criação em 2009, a Bitcoin provavelmente tornou-se uma das criptomoedas mais populares. É considerada não só a progenitora das moedas digitais, mas também uma das criptomoedas mais negociadas com uma capitalização de mercado incrível. A omnipresença da Bitcoin fala por si, mas como é que funciona, ao certo?

A Bitcoin é uma forma de moeda digital que pode ser usada para pagar mercadorias e serviços em qualquer lugar onde for aceite. É semelhante a moedas fiduciárias, como o dólar americano (USD/JPY), Libra Inglesa (GBP/USD), Euro (EUR/GBP) e outras que são usadas para negociar.

Contudo, em vez de ser monitorizada por um banco central para certificar a autenticidade e legitimidade, a Bitcoin depende de um sistema descentralizado. Isto significa que nenhum sistema central controla a moeda. Em vez disso, um conjunto de indivíduos independentes (nodes) oferecem o seu próprio poder de computação para monitorizar, rever e aprovar transações.

O Objetivo Por Detrás da Criação da Bitcoin

O objetivo principal da criação da Bitcoin era que esta funcionasse como maneira das pessoas realizarem transações monetárias pela internet, sem necessidade de envolver um terceiro. Por outras palavras, ao contrário das transações bancárias tradicionais, a Bitcoin foi criada para ser utilizada como sistema de pagamentos alternativo que opera sem controlo (descentralizado) através da tecnologia blockchain.

O Que é a Tecnologia Blockchain? E Como Funciona?

Tecnologia Blockchain (ou Tecnologia de Livro-Razão Distribuído) refere-se ao formato seguido por muitas criptomoedas para verificar que um recebedor é o proprietário legítimo da moeda, através de hash criptográfico e descentralização. A tecnologia consegue fazer isto mantendo um livro-razão (um sistema de registo) dos movimentos de cada moeda quando são transferidas para o novo proprietário. A aprovação de cada transação também garante que os movimentos cumprem os protocolos da rede.

Todos os nós independentes (participadores da rede) têm acesso a livros-razão que contêm a informação sobre quem é o dono da moeda a qualquer altura e podem confirmar a legalidade de cada bloco. Cada transação ou pacote de dados é referido como um "bloco" e o registo pode vinculá-los todos por ordem cronológica. Foi assim que a 'blockchain' se tornou sinónimo de Bitcoin, uma vez que usa metodologias de blockchain para manter o sistema transparente e honesto.

Telefone com ecrã de negociação Bitcoin na plataforma Plus500.

Preços ilustrativos.

Como negociar Bitcoin

Muitos investidores gostam de negociar criptomoedas, incluindo a Bitcoin, porque são instrumentos voláteis que estão sujeitos a movimentos imprevisíveis. Os investidores de longo prazo podem preferir comprar o ativo propriamente dito, esperando que o seu valor cresça com o tempo, enquanto outros preferem negociar Contratos por Diferença (CFD).. Ambos os métodos permitem aos negociantes aceder ao mercado de criptomoedas, cada um à sua maneira.

Possuindo Bitcoin

Como possuir ouro, prata ou qualquer outra reserva potencial de valor, o proprietário especula que, no futuro, o preço do item aumentará.

Os proprietários de Bitcoin estão expostos a riscos de longo prazo por falta de dados históricos para prever se a sua moeda terá valor no futuro. Além disso, precisam de armazenar a sua moeda digital numa carteira digital confiável. Assim que quiserem comprar ou vender as suas moedas, eles precisarão de ir ao mercado aberto e garantir que possuem a senha correta para a sua carteira.

CFD de Bitcoin

Com CFD de Bitcoin, os investidores não precisam de possuir o ativo subjacente. Em vez disso, podem usar uma plataforma de negociação, como a Plus500, para abrir uma posição contra os movimentos de preço da Bitcoin, abrindo posições longas ou curtas. Ao negociar com a Plus500, os negociadores podem abrir posições leveraged, ganhando maior exposição ao instrumento, sem pagar comissão.

Por exemplo, se um investidor acredita que o preço da Bitcoin vai subir, poderá abrir uma posição de 'Compra' com um CFD de Bitcoin. Embora não possuam nenhuma Bitcoin desta transação, eles podem ainda lucrar com o movimento da moeda, caso o preço suba mais do que o valor em que a posição foi aberta. Ao mesmo tempo, se o valor da Bitcoin cair abaixo do valor em que a posição foi aberta, eles terão um prejuízo.

Por outro lado, se eles acreditam que o valor da Bitcoin irá cair, eles também podem beneficiar com essa descida. Ao abrir uma posição de 'Vender', podem lucrar potencialmente com os movimentos de preços negativos da Bitcon. Por exemplo, se você abrir uma posição de Venda de CFD de Bitcoin, quando a Bitcoin estiver avaliada em 16.000 dólares e o preço cair para 15.900, você pode fechar a posição, sem precisar encontrar um comprador e lucrar 100 dólares. Ao mesmo tempo, se você abrir uma posição de venda com o mesmo valor, mas fechá-la quando o preço subir para 16.100 dólares, você vai perder 100 dólares.

Nuvem de palavras com termos relacionados com a Bitcoin.

Informações de negociação de Bitcoin

Negociantes de negociam Bitcoin e outras criptomoedas com a Plus500 podem fazê-lo 24 horas por dia.

Tendo contínuo acesso ao preço em tempo real para esta moeda digital, garante que os investidores possam abrir e fechar posições com confiança, sem se preocupar com carteiras digitais ou com a falta de compradores no mercado.

Embora muitas moedas digitais, como é o caso da Ethereum ter ganho popularidade desde a cunhagem da Bitcoin, nenhuma delas atingiu a sua avaliação ou a sua taxa de adoção. A curta história dA Bitcoin está cheia de especulações, altas rápidas e baixos profundos. Os investidores devem estar cientes da natureza volátil de todas as criptomoedas e permanecer vigilantes aos movimentos dos preços das suas negociações abertas.

*Sujeito à disponibilidade do operador.

Precisa de ajuda?
Suporte 24h/7d