Plus500 does not provide CFD services to residents of the United States. Visit our U.S. website at us.plus500.com.

Qual é a diferença entre Ethereum e Bitcoin?

Ether, a moeda usada para efetuar transações na rede Ethereum (saber mais) e a Bitcoin têm muitas semelhanças fundamentais. São ambas criptomoedas que estão enraizadas na tecnologia blockchain. Isso significa que computadores independentes por todo o mundo voluntariam-se para manter uma lista de transações, permitindo que o histórico de cada moeda seja verificado e confirmado.

Ambas são moedas virtuais usadas ativamente para serviços, contratos e como reserva de valor. A sua popularidade chamou a atenção de publicações de notícias e investidores que esperam entender melhor como a tecnologia de blockchain pode mudar o cenário monetário com o tempo. É aqui que termina a maioria das semelhanças.

A sua natureza descentralizada é uma grande mudança em relação às moedas tradicionais, mas elas não são aceites em todos os locais. Embora a Bitcoin seja mais amplamente aceite e vista como uma moeda digital internacional, a Ether só é aceite para transações de Aplicativos Digitais (Dapps) que circulam na rede Ethereum.

Criptomoedas Ethereum e Bitcoin

Principais diferenças entre Ether e Bitcoin

Tanto a Ether quanto a Bitcoin são criptomoedas baseadas em tecnologia blockchain. Além disso, as moedas são bastante diferentes e têm utilidades diferentes.

Bitcoin

Bitcoin é o que a maioria das pessoas pensa ao ouvir as palavras ‘blockchain’ ou ‘criptomoeda’. Foi o primeiro caso de uso da tecnologia blockchain e reinventou o que seria a moeda, se não estivesse vinculada a um banco central ou país específico.

A sua tecnologia também torna difícil ser roubada ou adulterada, já que todas as máquinas na rede descentralizada precisam de concordar com os termos de qualquer transação. Isso significa principalmente , confirmar que o beneficiário é o legítimo proprietário da moeda.

A moeda pode ser negociada no mercado aberto ou você pode emprestar poder de computação à rede (mineração) e ser pago em Bitcoin pelo uso da sua máquina (colheita).

A quantidade máxima de Bitcoins que pode ser produzida é de 21 milhões, introduzindo escassez no mercado. Para evitar que a Bitcoin se esgote, os eventos de "Halving" são incorporados ao protocolo para pagar menos Bitcoins aos mineiros depois de um marco de colheita ser atingido.

Os investidores geralmente ficam atentos a esses eventos, pois alguns criam volatilidade no mercado, enquanto outros não criam movimentos de mercado percetíveis.

Ether

Logo após o lançamento da Bitcoin, a Ethereum olhou para a forma como estavam a usar a tecnologia blockchain e questionou como ela poderia ser usada, além de apenas como uma moeda.

Começando com contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (Dapps), a Ethereum percebeu logo que precisava de uma moeda única para a sua plataforma que pudesse ser confiável de acordo com os seus protocolos. Isso levou a Fundação Ethereum, um órgão que supervisiona a atividade do Ethereum, mas que não pode alterar protocolos de forma independente, a criar a Ether.

A ether é extraída da mesma maneira que a Bitcoin, mas ao contrário da Bitcoin, os mineiros de Ethereum podem cobrar uma taxa para confirmar uma transação. Além disso, não há limite para a quantidade de ether que pode ser libertada. Isso removeu a escassez , que pode ser um fator na maior valorização do Bitcoin.

Ether é a moeda reconhecida que pode ser usada em toda a rede Ethereum, mas não é amplamente aceite em outros lugares. Na mesma situação, a Bitcoin não pode ser usada como moeda reconhecida na plataforma Ethereum.

Protocolos

Ethereum e Bitcoin operam em protocolos separados e os seus processos não estão relacionados entre si. Isso significa que algumas transações que podem ser permitidas numa plataforma podem não ser permitidas noutra. Isto torna-se uma questão ao considerar transações autorizadas vs não autorizadas.

Nuvem de palavras de Ethereum

Será que a Ethereum ultrapassará a Bitcoin?

Ambos os Ethereum Ether e Bitcoin têm muitos fatores que contribuem para as suas avaliações.

Para especular sobre as avaliações de criptomoedas como a Bitcoin e Ether, os investidores devem fazer perguntas-chave, como:

  • Como é cada moeda usada?
  • Quão amplamente é hoje aceite? Quão amplamente aceite será no futuro?
  • O que é que os dados históricos nos podem dizer sobre este instrumento?

Embora a Bitcoin tradicionalmente tenha uma avaliação de preço mais alta do que a Ether, é importante observar que o mercado de criptomoedas até agora tem sido altamente volátil e provavelmente continuará a permanecer volátil. Em contraste com as ações, mercadorias ou mesmo moedas reguladas centralmente, o valor subjacente de uma criptomoeda não é claro.

Precisa de ajuda?
Suporte 24h/7d