Os CFD são instrumentos complexos e apresentam um elevado risco de perda rápida dinheiro devido ao efeito de alavancagem. 72% de contas de investidores de retalho que perdem dinheiro quando negoceiam CFD com este fornecedor. Deve considerar se compreende como funcionam os CFD e se pode correr o elevado risco de perda do seu dinheiro.

Os CFD são instrumentos complexos e apresentam um elevado risco de perda rápida dinheiro devido ao efeito de alavancagem. 72% de contas de investidores de retalho que perdem dinheiro quando negoceiam CFD com este fornecedor. Deve considerar se compreende como funcionam os CFD e se pode correr o elevado risco de perda do seu dinheiro.

72% das contas de CFD de retalho que perdem dinheiro.

Menu

O Que Causa o Movimento do DAX?

O DAX (Alemanha 30) é composto pelas 30 maiores empresas da Bolsa de Valores de Frankfurt.

O valor do DAX é calculado através de um sistema de comércio eletrónico denominado Xetra, que pondera a capitalização de mercado de cada empresa combinada com os seus volumes médios de negociação. Este valor ponderado serve como um instantâneo no qual os traders podem usar para acompanhar o desempenho do índice.

Gráfico de velas com fundo de negociação.

Quais são as principais empresas do DAX?

As empresas do DAX são escolhidas com base nas suas Capitalizações de Mercado ajustada pelo Free Float, representando o valor total das suas ações negociadas abertamente. Os rankings são ajustados a cada trimestre.

As 10 maiores empresas incluídas no DAX são:*

  • Linde (LIN.DE) - Uma empresa de gases industriais e de engenharia.
  • SAP (SAP.DE) - Empresa de software especializada em aplicativos corporativos.
  • Siemens (SIE.DE) - Um conglomerado internacional e empresa de manufatura.
  • Allianz (ALV.DE) - Uma empresa multinacional de serviços financeiros.
  • Bayer (BAYN.DE) - Empresa farmacêutica e de ciências da vida.
  • Deutsche Telekom (DTE.DE) - Uma empresa de telecomunicações.
  • Adidas (ADS.DE) - Um fabricante de roupas desportivas.
  • BASF (BAS.DE) - Uma empresa de produtos químicos.
  • Deutsche Post (DPW.DE) - Empresa multinacional de entrega de correio.
  • Daimler (DAI.DE) - Uma empresa multinacional alemã do ramo automóvel.
Bandeira alemã e ecrã de computador com detalhes do instrumento DAX abertos no site da Plus500.

Preços Ilustrativos.

O que faz mover o preço do DAX?

A mudança no valor de mercado de cada empresa incluída no índice DAX é ponderada. Isso, por sua vez, determina o valor diário do índice.

Por exemplo, embora a SAP possa ter uma capitalização de mercado maior do que a Linde, o seu impacto no índice é limitado a não mais do que 10% do valor total do índice. Desta forma, as outras 29 empresas ainda podem afetar a avaliação da listagem de forma significativa o que garante que uma única empresa não possa ter mais influência do que o garantido pelos valores gerais do DAX.

Uma vez que o mercado fecha diariamente, os preços das empresas listadas são calculados e inseridos numa determinada fórmula , mostrando o movimento diário geral das 30 principais empresas. Embora o preço das ações de algumas das empresas incluídas no índice possa ter disparado durante a negociação daquele dia, outras podem ter caído. Os investidores podem ver se o índice como um todo subiu ou caiu com base no número coletivo calculado no final do dia.

Isto ajuda os traders a avaliar melhor os movimentos e a volatilidade do índice ao longo de um período de dias, semanas, meses ou mesmo anos.

Como é que as empresas entram no índice DAX?

A administração da Bolsa de Valores de Frankfurt, que calcula o DAX, reúne-se para rever as classificações das empresa e as avaliações de mercado a cada trimestre. Uma empresa pode ser removida se cair de entre as 45 maiores empresas ou pode ser adicionada assim que estiver entre as 25 maiores.

Os movimentos do DAX são um instantâneo geral da atividade de negociação do dia de entre todas as 30 empresas. A sua avaliação ponderada pode aumentar mesmo se as ações de algumas empresas incluídas no DAX caírem de preço. Da mesma forma, quando algumas das empresas incluídas registam um aumento nos preços das ações, o índice como um todo ainda pode cair.

*Maiores empresas em outubro de 2020.

Precisa de ajuda?
Suporte 24h/7d