Plus500 does not provide CFD services to residents of the United States. Visit our U.S. website at us.plus500.com.

A relação entre o Petróleo e o Gás Natural

A indústria do Gás Natural é composta por diferentes fações de empresas, que entram em diferentes partes da cadeia de abastecimento do Gás Natural. Uma vez que que a industria do Petróleo é uma indústria mais antiga, muitas das empresas do ecosistema do Gás Natural oferecem os seus serviços a ambas as indústrias.

Elas consistem de:

  1. Empresas de Exploração - Empresas que pesquisam terrenos e determinam locais que provavelmente sejam ricos em Gás Natural e Petróleo.
  2. Produtores- Empresas que vão comprar direitos minerais, perfurar poços e extrair Gás Natural ou Petróleo do solo.
  3. Processadores de Gás Natural - Limpam o gás para remover água, carbonos pesados, hélio e outros produtos químicos para garantir que cumpre os padrões de pureza do Gás Natural antes de bombeá-lo para uma linha intermediária.
  4. Transportadores intermediários e de transmissão - Proprietários do gasoduto que cobram aos produtores pelo uso das suas linhas de transmissão.
  5. Operadores de armazenamento - as instalações de armazenamento alugam espaço aos proprietários do gás para armazená-lo antes de ser enviado aos consumidores.
  6. As empresas de distribuição local - LDC gerem o fornecimento de gás das instalações de armazenamento até aos consumidores finais. Eles também cobram aos proprietários do gás pelo uso das suas linhas, sem possuir o próprio gás.

Ao longo do processo, os produtores podem transferir a propriedade do Gás Natural / Petróleo para várias partes, por meio de contratos de Futuros ou outros acordos de compra, mesmo antes da extração da matéria-prima.

Instalações de armazenamento de Gás Natural

Onde são encontrados?

O Gás Natural e o Petróleo podem ser encontrados em depósitos subterrâneos que já foram linhas de água ativas. Depois de secar há milhões de anos, esses leitos deixaram para trás fósseis, plantas e outros detritos que foram cobertos com resíduos e comprimidos durante anos. Combinados com o calor da terra, eles tornaram-se petróleo ou gás natural, muitas vezes ficando presos nas formações rochosas que os cercam.

Como são extraídos?

Em 2006, as empresas começaram a perfurar alguns quilómetros no solo, em seguida, giraram 90 graus para perfurar horizontalmente em depósitos de xisto ou de calcário onde o petróleo e gás estavam presos. Uma mistura de produtos químicos e água foi então bombeada para as rochas em alta pressão, criando fraturas nas rochas e liberando o óleo e o gás que estavam presos dentro delas. O fraturamento das rochas fez com que essa técnica de extração fosse denominada de “fracking”.

O que sobe no poço é uma mistura de água, petróleo, gás natural e outros elementos que ficam presos nas rochas e depósitos.

Este avanço tecnológico incentivou o aumento da extração de Gás Natural, distinguindo-o como sendo uma mercadoria independente do Petróleo.

Os preços do Petróleo e do Gás Natural sobem e descem juntos?

Compreender as flutuações do Gás Natural em relação ao Petróleo significa reconhecer a relação entre a oferta, procura e alocação de capital.

Tradicionalmente, os preços do Gás Natural e do Petróleo moviam-se juntos, mas desde 2006, quando novas práticas de perfuração foram introduzidas, o Gás Natural tornou-se reconhecido como uma mercadoria autónoma. Consumidores industriais, que costumavam depender principalmente de carvão ou do Petróleo, podem agora recorrer ao Gás Natural como uma fonte de energia que pode abastecer fábricas e produzir eletricidade.

Para consumidores de energia que têm a possibilidade de alternar entre Petróleo e Gás Natural conforme a necessidade, são mais propensos a selecionar a mercadoria que é mais barata de operar. Por exemplo, podem escolher o Petróleo no inverno, quando o Gás Natural é mais procurado para aquecimento doméstico, e então mudar para o Gás Natural no verão quando a procura cai.

Embora os preços do Petróleo e do Gás Natural já tenham subido e caído relativamente em sincronia, as novas práticas de perfuração e as procuras dos consumidores mostraram cada vez mais aos negociadores que eles não estão mais relacionados. Os negociadores, que agora os vêem-nas como duas mercadorias independentes uma da outra, podem agora negociar CFD para tirar vantagem da volatilidade inerente desses combustíveis energéticos.

Evolução do Gás Natural como mercadoria

O Gás Natural deixou de ser um subproduto indesejado de poços de petróleo para se tornar uma mercadoria. O seu uso como uma alternativa mais ecológica ao Petróleo e o seu preço mais baixo tornou-o um favorito entre os fornecedores de energia e consumidores finais para fábricas de produção elétrica, aquecimento doméstico, cozinha e até secagem de roupas.

O Gás Natural encontrou um mercado em expansão entre os negociantes de CFD que o vêem como uma mercadoria independente com a mesma negociabilidade de outras mercadorias competitivas. Com o passar do tempo, o Gás Natural e o Petróleo estão-se a afastar, criando maior volatilidade e uma nova era no comércio de energia.

Precisa de ajuda?
Suporte 24h/7d