Plus500 does not provide CFD services to residents of the United States. Visit our U.S. website at us.plus500.com.

O que é o 100 indeksów do FTSE?

O FTSE 100 (pronuncia-se “footsie”) é um índice que acompanha as 100 maiores empresas, classificadas por capitalização de mercado, da Bolsa de Valores de Londres. Outros nomes populares para o FTSE100 incluem: o índice 100 do FTSE, o Índice 100 da Bolsa de Valores do Financial Times, ou simplesmente "O FTSE".

The History of the FTSE100

Em 1984, a Bolsa de Valores do Financial Times decidiu desenvolver um índice que era semelhante a outros índices de países diferentes. Este índice específico iria concentrar-se no desempenho de empresas listadas na Bolsa de Valores de Londres (LSE), fornecendo aos negociantes uma imagem do LSE a um dado momento.

Os negociantes reconheceram rapidamente o potencial para negociar o FTSE100 (UK100) como instrumento, semelhante à maneira como uma ação ou mercadoria é negociada. Isto tornou o índice um nome conhecido, tal como o S&P 500 (USA500), o Dow Jones Industrial Average- DJIA (USA30-Wall Street), e outros índices cuja negociação é popular.

Além disso, o FTSE 100, que se tornou um amplamente utilizado indicador do desempenho das ações no Reino Unido, também causou a criação de outros índices, como, por exemplo, o FTSE 250.

Nuvem de palavras sobre o FTSE100.

Como é que o FTSE 100 é calculado?

O FTSE100 utiliza um sistema de Capitalização Bolsista Ajustado à Flutuação. O Financial Times e Bolsa de Valores de Londres trabalharam em conjunto para compilarem as 100 maiores empresas do LSE, com base no tamanho da capitalização bolsista total de uma empresa. A avaliação foi determinada com base apenas em ações disponíveis para negociação (negociação aberta ao público).

Isto significa que o tamanho de uma empresa não se baseia apenas na disponibilidade das ações ou no volume de negociação, mas também no valor coletivo de todas as suas ações negociadas publicamente.

Será então fornecido um 'peso' específico no índice a todas as empresas. Os valores são recalculados no final de cada dia de negociação, para que o índice possa ser atualizado.

Como é que o FTSE 100 é calculado?

Como Negociar o FTSE 100?

O FTSE100 não pode ser negociado como instrumento em si, mas os negociantes podem utilizar vários outros meios para abrir posições sobre este índice popular.

Uma maneira popular de fazer isto é através da negociação de CFD, que se baseiam em contratos de futuros do FTSE100, permitindo a abertura e execução de posições durante as horas de negociação normais.

Os lucros podem ser reconhecidos através da abertura de uma posição de 'Compra' (posição "long") ou de uma posição de 'Venda' (posição "short") que se desloca a favor do negociante. Estas posições também expõem os negociantes a riscos e perdas potenciais.

Pode aprender mais sobre o que são CFD e sobre como negociar CFD no nosso vídeo “O que é a negociação de CFD.

Quem gere o FTSE100?

O Grupo da Bolsa de Valores de Londres (LSEG) é proprietário do grupo FTSE, que gere o FTSE100, o FTSE250, e outros índices da FTSE.

São responsáveis pelo cálculo e atualização da avaliação diária dos índices. Também fazem reuniões em todos os trimestres para analisarem o estado das empresas do FTSE 100 e discutirem a elegibilidade das empresas em crescimento para serem adicionadas à lista.

Quais são as horas de negociação do FTSE100?

Uma vez que o FTSE100 lista as 100 maiores empresas da Bolsa de Valores de Londres, o seu valor flutua ao longo do dia de negociação. Como foi indicado acima, os CFD da Plus500 permitem-lhe negociar sobre as flutuações ao longo do dia, mas os números oficiais são publicados pelo Grupo da Bolsa de Valores de Londres (LSEG) no encerramento de cada dia de negociação.

A Bolsa de Valores de Londres está aberta todos os dias, das 8:00 - 16:30, fuso horário de Londres, excluindo os fins de semana e os feriados.

Quando negociar CFD de FTSE 100 (UK100) na plataforma da Plus500, o instrumento estará ativo durante 20 horas nos dias de negociação, das 1:00 às 21:00, fuso horário de Londres. Isto permite aos negociantes especular sobre os valores de negociação pré-negociação e sobre os valores de negociação após as horas normais de operação.

O FTSE100 tornou-se o índice de referência no qual os negociantes globais se fiam. Acompanhar este índice principal fornece uma perspetiva sobre a economia britânica e sobre os mercados globais em geral. Juntamente com o S&P 500 (USA500), os negociantes podem especular sobre a economia do Reino Unido, a economia dos Estados Unidos e a economia global, num todo.

As maiores empresas do FTSE 100

Como o nome implica, o índice FTSE 100 acompanha 100 empresas negociadas na Bolsa de Valores de Londres. Aqui estão algumas das maiores empresas do FTSE 100, ordenadas por capitalização bolsista, na data de 1 de julho de 2023:

AstraZeneca plc (AZN.ST)

A AstraZeneca foi fundada em 1999 e é uma empresa baseada farmacêutica e de biotecnologia baseada em Cambridge que opera nas áreas da oncologia, neurociência e cardiovascular, entre outros.

HSBC Holdings plc (HSBA-L)

A HSBC é uma empresa de serviços financeiros e serviços bancários baseada em Londres que foi estabelecida em 1865. A empresa fornecer serviços financeiros, ações e Forex, entre outros serviços.

Unilever plc (ULVR-L)

A Unilever foi estabelecida em 1929 e é uma empresa de bens de consumo embalados baseada em Londres que fornece vários serviços, que vão desde o fornecimento de comidas a bebidas e de produtos de limpeza a produtos de beleza.

Glencore (GLEN-L)

A Glencore é uma empresa multinacional suíça de exploração de minérios e de produção de mercadorias que tem sede oficial em Londres. A certa altura, esta empresa foi considerada a maior empresa de mercadorias do mundo.

Perguntas Frequentes da FTSE 100

O que significa o FTSE?

O FTSE, Footsie, ou FTSE 100 significa Financial Times Stock Exchange (Bolsa de Valores do Financial Times).

O que é o FTSE?

O FTSE é um índice do mercado bolsista que acompanha as 100 maiores empresas negociadas publicamente cotadas na Bolsa de Valores de Londres.

O que é uma empresa FTSE 100?

Uma empresa cujas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Londres e cujo desempenho é acompanhado pelo índice do FTSE 100. Na data de novembro de 2023, algumas das empresas FTSE 100 são a Rolls Royce Holdings (RR-L), a Marks & Spencer (MKS-L), e a Centrica (CNA-L).

O FTSE 100 é um bom investimento?

O FTSE 100 pode ser um bom investimento, dependendo dos seus objetivos e se estiver interessado em obter exposição às maiores empresas do LSE sem ter de acompanhar cada ação individualmente.

Como investirá no FTSE 100?

Pode investir em ETF do FTSE ou negociar índices de CFD. Alternativamente, pode antes decidir negociar ou investir em ações individuais do FTSE 100. Pode fazer isto através da compra ou negociação de CFD de ações.

Qual é o ponto alto recorde do FTSE?

O ponto mais alto que o FTSE atingiu foi 7.877,45 pontos, atingido em 22 de maio de 2018.

Quando é que o FTSE abre?

O FTSE normalmente abre às 8:00, fuso horário do Reino Unido.

A que horas é que o FTSE encerra?

O FTSE encerra às 16:30, fuso horário do Reino Unido, em dias de negociação normais.

Precisa de ajuda?
Suporte 24h/7d