Plus500 does not provide CFD services to residents of the United States. Visit our U.S. website at us.plus500.com.

O Que Faz o Ouro Popular Entre os Investidores em Mercadorias?

O ouro tem sido historicamente referido como um ativo 'Porto Seguro' ou 'Armazenamento de Valor', sendo um lugar seguro para os investidores 'armazenarem' o seu dinheiro durante tempos de instabilidade ou incerteza..

Admirado há milhares de anos, o ouro, um metal precioso, tem sido historicamente usado na indústria, na beleza e, mais importante, como investimento. Isto é verdade até aos dias de hoje, alimentando os negócios entre pequenos investidores, até aos bancos centrais mundiais.

Com o ouro sendo uma mercadoria reconhecida internacionalmente ao longo da história, não é de admirar que tenha permanecido uma mercadoria popular entre os investidores até aos dias de hoje.

Ouro com mensagem de Compra e Venda

Popularidade do Ouro entre os investidores

A popularidade do ouro vem desde o antigo Egito e mesmo antes desta altura. Moedas e joias raras contêm este metal precioso, elogiado pela sua beleza e prova de sofisticados sistemas de comércio.

Até aos anos 70, o USD estava num sistema chamado Gold Standard. Isso significava que cada onça de ouro recebia um valor em dólares , estando assim diretamente ligado ao dólar. Isso significava que, para cada dólar em circulação, a casa da moeda dos Estados Unidos precisava de armazenar ouro para poder imprimi-lo. Se a impressão excedesse a quantidade de ouro disponível, isso levaria à inflação.

Este sistema foi abandonado em 1973 para dar lugar a um sistema bancário e comercial mais moderno. Neste ponto, o ouro começou a ter a sua própria avaliação independente ditada pela oferta e procura, e não por agências governamentais.

Relação do ouro com as moedas globais

O ouro é geralmente visto como uma reserva de valor que manteve seu valor ao longo do tempo, apesar das expansões e quedas económicas. As grandes Economias como os EUA, Reino Unido, zona do Euro e China ainda detêm grandes reservas de ouro, embora a mercadoria não esteja diretamente ligada ao valor da moeda.

Para que essas moedas retenham o seu valor, os bancos centrais usam a compra de ouro como uma ferramenta, para mostrar que possuem um ativo físico para justificar a valorização do seu dinheiro. Os países com inflação alta podem comprar ouro para manter nas suas reservas. Isso pode inspirar confiança aos investidores e investidores, provando que têm a capacidade de estabilizar a sua moeda. Embora esta seja apenas uma das muitas ferramentas que os bancos centrais usam para manter uma moeda estável, os investidores reconhecem este metal amarelo como uma forma de proporcionar maior legitimidade para a valorização da moeda de um país.

Como é o Ouro negociado nos mercados?

O ouro é negociado na Bolsa Mercantil de Chicago (CME), em dólares americanos e é medido em onças Troy. Esta medição vem da Idade Média, e traduz uma onça Troy para 31,1034768 gramas.

A CME permite que você negoceie contratos futuros de barras de ouro. A compra direta na CME pode ser acompanhada por um compromisso de compra, armazenamento e seguro do ativo , caso você seja o proprietário do contrato quando ele expirar. Em alternativa, os investidores podem comprar ou vender CFD de contratos de ouro, expondo-os à volatilidade da mercadoria sem exigir que comprem realmente os ativos.

Os contratos de CFD podem ser abertos ao preço atual do metal, permitindo que os investidores ganhem exposição à volatilidade e risco deste metal sem comprar realmente o ativo.

Precisa de ajuda?
Suporte 24h/7d