Plus500 does not provide CFD services to residents of the United States. Visit our U.S. website at us.plus500.com.

O Que Faz Mover o Preço Do Ouro?

Desde as civilizações antigas até à era moderna, as pessoas usaram o ouro para fins de beleza, usos industriais e como reserva de valor. A história deste metal precioso tem sido a referência do investidor em tempos de instabilidade económica, turbulência política e até mesmo durante a recuperação dos mercados.

Dada a sua alta procura global, as flutuações de preço do ouro podem ser desencadeadas por um grande número de fatores globais, como a inflação, oferta, procura e até mesmo o sentimento do investidor, mantendo o XAU / USD continuamente em movimento.

Fatores que afetam o preço do Ouro

O preço do ouro é, de muitas maneiras, influenciado pelos mesmos fatores que afetam outras mercadorias. No entanto, a sua popularidade em larga escala e valor armazenado aumentam a sua exposição a maiores ganhos, bem como perdas.

Os principais fatores que afetam o preço do ouro são:

  • Inflação- Quando uma moeda experimenta inflação maior que o normal, os investidores podem preferir armazenar o seu valor em ouro, uma vez que é relativamente estável e historicamente tem mantido o seu valor.
  • Oferta- Como outras mercadorias, a oferta tem o poder de diminuir o preço do ouro se um mercado ficar saturado ou de aumentar o preço se for escasso. Novas descobertas de ouro aumentam a disponibilidade, onde pode ter havido escassez.
    Ao contrário de algumas mercadorias consumíveis, como o Petróleo e Milho, o Ouro ainda é negociável mesmo depois de usado. Se o preço subir, é mais vantajoso para os mineiros extrair ouro novo. Se o preço cair, eles podem não extrair tanto, resultando em menos oferta no mercado.
  • Procura-A procura por ouro pode ser desencadeada pela procura pelo metal em joias, usos industriais e comércio. Se a procura for maior que a oferta, o preço pode subir. Por outro lado, se a procura estiver baixa e o mercado estiver superavitário, o preço pode cair para atrair compradores ou pode subir dependendo da demanda do comprador.
  • O Dólar Americano - O ouro é cotado em dólares, o que torna a moeda dos Estados Unidos um interveniente no quão atraente a mercadoria é para os investidores estrangeiros. Se alguém negociar Euros, Libras, ou outra moeda, um dólar desvalorizado pode tornar a mercadoria mais atraente, enquanto um dólar mais forte pode ter o efeito contrário.
  • Eventos geopolíticos- Sendo um um metal global, eventos geopolíticos podem afetar o fornecimento desse metal precioso. Os eventos também podem afetar o movimento das moedas, alterando o valor relativo do ouro e, potencialmente, enviando grandes quantidades de investidores de ou para esta mercadoria.
Nuvem de palavras relacionadas com o Ouro

Ouro como estabilizador de moeda

O ouro é usado pelos bancos centrais de vários países para estabilizar a moeda. Ter grandes reservas de Ouro no sistema de um banco central de um país é visto como uma ferramenta para suportar o valor do seu dinheiro com uma mercadoria forte.

Quando uma moeda se desvaloriza, o governo pode autorizar uma grande compra de ouro para o seu banco central. Às vezes, esses negócios serão grandes o suficiente para influenciar o mercado do Ouro, uma vez que os investidores observam grandes quantidades a ser compradas ou transferidas e, portanto, sendo retiradas do mercado aberto para negociação, desencadeando uma mudança de preço.

Quando executado adequadamente pelos bancos centrais, ele oferece uma solução rápida para a moeda, incutindo confiança mais uma vez.

Ouro com uma mercadoria competitiva

Como vimos, o ouro não se move com base na procura através do consumo, como é o caso dos mercados do Petróleo ou do Café . A oferta e a procura são influenciadas por investidores, compradores de joias e até mesmo governos.

Ao negociar esta mercadoria, é benéfico analisar todos os aspetos do mercado e considerar como vários eventos mundiais podem fazer mover o preço do ouro para cima ou para baixo.

Precisa de ajuda?
Suporte 24h/7d